Não existe opção melhor para um fim de tarde do que comer pipoca doce gourmet. Seja no trabalho, em um carrinho de pipoca ou assistindo a sua série favorita. Mas a pipoca doce, que antigamente não passava um doce qualquer, agora na versão gourmet ganhou mais espaço.
Quem já trabalha com a produção e venda de doces sabe que a pipoca doce gourmet já caiu no gosto do brasileiro. Além de vender bastante e atrair clientes, apresenta uma rentabilidade!
Pensando nisso nós, do Pipoca Gourmet, selecionamos as mais procuradas e famosas receitas gourmet e fizemos um TOP 6! Não foi uma tarefa fácil! Mas com muito, muito esforço mesmo, experimentamos vários tipos para trazer as mais gostosas delas para vocês!
Antes, algumas instruções básicas:
- As receitas abaixo utilizam pipoca já pronta! Se você tiver alguma dúvida sobre como preparar uma pipoca boa (sem queimar e estourando todos os milhos), descubra como faze-la.
- Para seguir as receitas, você precisa usar a técnica de caramelização, que é feita no momento em que as pipocas estouram (nestes casos, você precisa usar a panela pipoqueira).
- O processo de banhar as pipocas com chocolate serve para selar as pipocas com uma camada fina de cobertura. Só coloque o chocolate na temperatura ambiente para não murchar as pipocas.
- O milho de pipoca deve ser obrigatoriamente o milho do tipo Mushroom! (sério… isso faz toda a diferença).
Quais acessórios obrigatórios para fazer pipoca gourmet?
- Pipoqueira elétrica de ar quente ou panela pipoqueira
- Espátula ou colher para misturar ingredientes e a pipoca caramelada.
- Bandeja adequada para microondas, para derreter os ingredientes.
- Luva de silicone para manipular a pipoca e coberturas quentes
- Balança de precisão para medir os ingredientes.
- Assadeira para dispor a pipoca carameladas.
Qual o milho certo para pipoca doce?
Se você já ainda não é um pipoqueiro profissional, recomendamos que você leia nosso artigo sobre os diferentes tipos de milho de pipoca. O milho Mushroom (Top Sugar ou Cogumelo) tem um formato redondo e maior do que o comum. Favorecendo a aderência das caldas doces e demais ingredientes.
Como fazer o caramelo para pipoca?
- Estourar a pipoca
- Fazer o caramelo super crocante
- Assar a pipoca
O processo de caramelização impede que a pipoca absorva umidade da cobertura, mantendo a pipoca doce mais crocante!
Ingredientes:
- 120 g de manteiga sem sal
- 1 xícara (chá) de açúcar demerara ou cristal
- 1 pitada de sal
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
Modo de Preparo:
Em uma panela, derreta a manteiga no fogo baixo, adicione o açúcar e misture até que fique homogêneo. Aumente o fogo para médio e deixe essa mistura ferver mexendo sempre por certa de 4 minutos.
Remova do fogo o sal e o bicarbonato de sódio (a mistura irá borbulhar muito, por isso mexa vigorosamente, até homogeneizar e ficar brilhante). Despeje o caramelo sobre a pipoca enquanto mistura. É ideal que despeje de pouco em pouco, mas constantemente.
Misture até cobrir toda a pipoca e divida a pipoca em duas assadeiras com papel-manteiga ou com um tapete de silicone. Asse-as em forno preaquecido a 120oC por aproximadamente 1 hora para que elas quem
perfeitamente crocantes por mais tempo. Mexa-as, de 15 em 15 minutos.
perfeitamente crocantes por mais tempo. Mexa-as, de 15 em 15 minutos.
Agora que você aprendeu tudo isso, você está definitivamente preparado para as receitas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário